Relação da confiança do consumidor e a avaliação da adequabilidade do momento para a compra de casa
Confiança do consumidor, influência na compra de casa, Portugal


Consumer confidence relationshop and assessing the suitability of the time for buying home
Consumer confidence, influence on buying home , Portugal



Daniela Alves/ Prof. Dra. Mafalda Ferreira


Resumo
O objetivo principal deste estudo é perceber a relação e o impacto da confiança do consumidor na avaliação da adequabilidade do momento para a compra de casa através do Survey de Michigan realizado pelos alunos de mestrado do IPAM- Porto em Maio de 2016, a indivíduos do Norte de Portugal.







Introdução

Este trabalho é um artigo cientifico no âmbito da unidade curricular de Economia de Consumo do Mestrado de Gestão de Marketing do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto.

Este artigo tem como suporte base um survey de confiança de Michigan aos consumidores portugueses no período aproximadamente de maio de 2016, sendo utilizada como metodologia a de Michigan.
O objetivo principal deste estudo passa por analisar a confiança do consumidor português do norte de portugal em Maio de 2016, relativamente ao grau de confiança do consumidor para a adequabilidade do momento para a compra de casa, sendo que será observado no relatório toda a análise de resultados dos inquéritos realizados pelos alunos do IPAM, bem como primeiramente uma componente teoria que sustentará todo o documento.
O survey de confiança Michigan foi fundado pelo Dr. George Katona, que era psicólogo mas demostrou interesse em analisar o comportamento individual dos gastos do consumidor (economicamente) numa perspetiva psicológica, sendo que , em 1946 realizou o primeiro inquérito na Universidade de Michigan para compreender as corelações que existiam entre a renda familiar e entre o dinheiro que os indivíduos tinham e os seus gastos (Neal E. Cutler, 2013).
A estrutura do artigo encontra-se dividida com uma breve introdução sobre confiança segundo vários autores, de seguida quais são os fatores que influenciam o consumidor na compra de casas e por fim a análise dos dados retirados do SPPS e as conclusões.

Em suma, este estudo é pertinente, visto que, pode acrescentar valor a esta temática e poderá ainda ser analisada mais profundamente por outras pessoas.

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